Category Notícias

Neemias Queta, jogador português de 19 anos pode ser o primeiro Português a jogar na NBA. Considerado como o melho rookie da conferência Mountain West da temporada universitária de basquetebol nos EUA e também o melhor defesa da temporada.

Durante a época transata representou os Utah State Aggies e segundo especialistas, Neemias tem uma grande chance de ser escolhido nas primeiras rondas do Draft.

O jogador escreveu no Twitter aos seus colegas e familiares, um agradecimento pela época desportiva.

“Queridos Aggies, antes de mais, quero agradecer a todos vós pelo ano mais fantástico da minha vida. Ao ir de Portugal para o Utah com 19 anos nunca poderia esperar todas as coisas fantásticas que iriam acontecer durante o ano seguinte (…) depois de debater com a minha família e os meus treinadores, decidi seguir o meu sonho de jogar na NBA e vou declarar-me disponível para o draft de 2019 da NBA. Planeio contratar um agente com a intenção total de ficar no draft e garantir a minha elegibilidade caso queira voltar à escola”, escreveu Neemias Queta, no Twitter, onde agradeceu ainda “à família e aos amigos em Portugal” que o apoiaram “desde o primeiro dia”.

Com uma média de 11,8 pontos, 8,9 ressaltos e 1,6 assistências por jogo, Neemias Queta é um jogador com uma margem de progressão incrível e chama a atenção pelas suas qualidades físicas. Neemias é um poste de 2,11m de altura, com grande capacidade defensiva e enorme margem de progressão, para além de ter as ferramentas físicas para se poder adaptar rapidamente ao basquetebol profissional – tem grande envergadura, 2,24m de mão a mão, e um alcance vertical de 2,90m.

Segundo dados da National Collegiate Athletics Association (NCAA), cerca de 18 mil basquetebolistas disputam todos os anos o campeonato universitário norte-americano. Destes 18 mil, apenas 1,2 por cento chegam à NBA. Em 2019 há um português que pode fazer parte desses 1,2 por cento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *